Criar coragem: Fazer acontecer ações artísticas participativas turma ACD3 25/26
Apresentação
Esta formação propõe-se abordar as múltiplas possibilidades de ativação do Caderno Criar Coragem (CCC) enquanto dispositivo de trabalho direto, prático, sintético e informal das ideias-chave relacionadas com ações artísticas participativas, procurando contribuir para a reflexão individual e coletiva e o fortalecimento do desenvolvimento deste tipo ações. Este caderno está disponível em formato impresso e digital e é orientado, principalmente, para jovens com idades entre 16 e os 23 anos, estudantes ou não, que tenham interesse em desenvolver ações artísticas participativas nas escolas e/ou outras lugares das suas comunidades, independentemente de terem ou não experiências neste tipo de ações. Nesta formação e a partir do CCC procura-se salientar pormenores, situar objetivos, provocar reflexões e potenciar a concretização de ideias de pessoas interessadas em qualquer tema (exs.: ambiente, ativismo, educação, política, cultura, tecnologias, intervenção social) e com particular gosto pela criação artística, a participação e suas conexões. A formação seguirá a organização do caderno passando por três partes – Coragem para perguntar, Coragem para criar, e Inspirações e informações para pessoas persistentemente insatisfeitas com ações artísticas participativas.
Destinatários
Pessoal Não Docente
Objetivos
- Identificar os aspetos relevantes no desenvolvimento de projetos artísticos em contextos comunitários diversos com o envolvimento dos atores locais; - Estimular a capacidade de análise crítica das dinâmicas comunitárias como ponto de partida para o desenho e implementação de ações artísticas participativas e comunitárias; - Aceder criticamente a processos/dispositivos envolvidos em experiências nacionais e internacionais de práticas artísticas participativas e comunitárias; - Potenciar o trabalho em rede entre diferentes áreas (educação, cultura, saúde, ação social) e agentes distintos (profissionais, voluntários, mediadores, comunidade em geral) nestes contextos; - Promover a exploração dos modos de usar as propostas do CCC explorando os seus diferentes cadernos e recorrendo a exercícios práticos.
Conteúdos
Esta oficina propõe uma aproximação a um discurso e a uma praxis sustentada, estruturada, informada e, por isso, com maior possibilidade de inscrição no domínio das práticas artísticas participativas e comunitárias. Da interação entre as práticas artísticas, a participação e as comunidades locais emergem lugares de criação com um potencial específico e características próprias. A proposta passa por, a partir do Caderno Criar Coragem (CCC) – Hugo Cruz (texto) e Tiago Galo (Ilusração) editado pelo Plano Nacional das Artes - ter contacto com diferentes perspetivas sobre estas práticas, com destaque para as dimensões cultural, artística, educativa, comunitária, social e politica numa visão articulada e complementar. Esta ACD baseia-se numa abordagem teórico-prática partindo da manipulação do CCC e das experiências dos distintos participantes e dos diferentes espaços, instituições e territórios.
Metodologias
Método ativo e expositivo recorrendo a imagens, esquemas e sínteses. Visualização de vídeo e jogos teatrais
Avaliação
Frequência
Modelo
Preenchimento de um questionário pelos formandos e formadores e análise do tratamento estatístico em reunião da secção de formação e monitorização e conselho de diretores deste CFAE.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |